304l e 316l – Você sabe qual é a diferença?

27.02.20

Nos processos industriais o aço inox é usado para armazenar os mais diversos tipos de produtos e de matérias primas, […]

Nos processos industriais o aço inox é usado para armazenar os mais diversos tipos de produtos e de matérias primas, garantindo a máxima segurança e eficácia, mantendo a qualidade original dos produtos.

De uma forma geral, tanques de aço são comuns na indústria para armazenar ou para produzir seja qual for o segmento, sendo o aço inox o material mais indicado em razão de suas características.


Ele, não oferece qualquer risco para o produto, principalmente com relação à absorção e contaminação, já que se trata de um material que não apresenta porosidade. Essa característica, inclusive, já oferece maior capacidade de limpeza do equipamento.

O aço inoxidável tem maior resistência, durabilidade e versatilidade, sua capacidade de resistir à corrosão aos mais diversos produtos químicos também possibilita que o material seja utilizado na fabricação de tubulações, componentes de equipamentos, processamento de produtos farmacêuticos e alimentícios, derivados de petróleo, produtos químicos, celulose entre outros.

É um material resistente à oxidação e suporta elevadas temperaturas, fazendo com que seu uso seja indicado inclusive para trocadores de calor.


Para coroar as qualidades do aço inoxidável, devemos ainda lembrar o fato de que é um material que não deixa qualquer odor, além do que o aço inox não desprende qualquer partícula quando entra em contato com qualquer outro tipo de material.

Classes de aço inox


Quando falamos em tipos de aço inox, se destacam as classes 304 , 304L o 316 e o 316L.


O Aço 304 (ou AISI 304) é o tipo de Aço Inox mais popular. Seu uso é visto em áreas como estocagem de alimentos, produtos de limpeza, químicos e petroquímicos. A diferença do Aço 304 para o 316 é que o segundo conta com cerca de 2,50% de molibdênio em sua composição.

Essa liga garante a essa classe de Aço Inox uma qualidade superior para as mesmas aplicações do Aço 304, este muito usado em linhas farmacêuticas. Já os Aços 304L ou 316L são versões desses mesmos aços com menor teor de carbono, sendo assim são mais resistentes a oxidação.

Mantenha-se informado