Skid CIP Móvel

Publicado em 12/07/22

A Ricefer participou da Feira Fispal Tecnologia dos dias 21 ao dia 24 de junho. Na Feira, foi possível conferir, os mais diversos processos para alimentos e bebidas, e conhecer o que está fomentando no mercado nacional e internacional. Para quem visitou o stand da Ricefer, foi possível conhecer e ver de perto um Skid CIP Móvel que funciona de forma totalmente automatizada. E para você, que não conseguiu conferir este sistema de perto, separamos algumas informações relevantes sobre o projeto.

O Skid CIP Móvel foi desenvolvido para proporcionar a higienização de tanques, máquinas e tubulações de forma rápida, segura e eficiente.

Todo seu funcionamento é controlado através do painel elétrico em uma interface de fácil operação.

Este sistema foi projetado para trabalhar com 03 (três) soluções químicas diferentes, sendo a dosagem e concentração dos produtos, obtidas de forma automática, através de bombas pneumáticas e recirculação de um medidor de condutividade.

Por ser equipado com estação de controle de vapor e retorno de condensado, facilmente podem ser conectados ao anel de vapor da fábrica do cliente, o que possibilita o aquecimento de água e solução de forma prática e rápida.

No CLP/IHM do painel, existe a possibilidade de cadastro de 10 receitas diferentes, além de diversos níveis de controles operacionais, sendo possível o operador acompanhar as etapas do processo em contagem regressiva de cada etapa.

Os dados de cada ciclo são armazenados no sistema e podem ser facilmente transferidos para um computador através de pen drive.

A estrutura possui um tanque de preparo de solução com isolamento térmico e capacidade de armazenamento de 600 litros. Ao final do ciclo com cada solução, é feito o descarte dela para preparação de uma nova.

Caso o cliente deseje armazenar a solução realizada de forma individual, e usar posteriormente em um novo ciclo. Podem ser facilmente incorporados ao sistema tanques de armazenamento.

O processo CIP pode ser modelado para a necessidade de cada cliente, dependendo dos produtos utilizados e frequência de ciclos de limpeza necessários. O Skid pode ser usado por indústrias de: laticínios, alimentos em geral, bebidas, químicos, cosméticos, entre outros.

Autor: Gustavo Tomazelli

Mantenha-se informado