Filtro Declorador

Publicado em 28/08/23

Inovação e Tradição nos Processos Industriais

Nosso filtro declorador pode ser desenvolvido em plantas de 5m³ até 300m³/h, ou projetos sob volumes específicos. O tempo de permanência do líquido no filtro é solicitado ao cliente ou calculado por especialista em filtração, após o estudo do produto a ser filtrado. O tempo de contato está diretamente ligado aos resultados de filtração e adsorção.

Quando calculamos a taxa de filtração, planejamos neste momento a estabilidade, que determina principalmente a velocidade que o filtrado vai agir no meio filtrante, e desta forma os filtros são calculados para evitar altas velocidade que provocam perdas de carga, caminhos preferenciais e outras instabilidades hidráulicas que possam desagregar ou danificar a operação de filtração.

Meios Filtrantes

Se tratando de cloro livre, o volume do meio filtrante e seu tempo de permanência para anular o cloro na água é necessário realizar análises físico-químicas (ppm), o que determinará no projeto p volume do meio filtrante.

  • Seixos + carvão (Leito Misto)
  • Seixos

Os dois mecanismos principais de filtração, são a remoção de impurezas da água por adsorção e redução catalítica. Filtração de sólidos em suspensão com retenções, já a matéria orgânica é removida por adsorção, os residuais de desinfetantes são removidos por redução catalítica.

As águas antes de passarem no leito de carvão ativado tem na maioria dos ensaios seus parâmetros de cor aparente, turbidez, pH, Carbono Orgânico Total (COT), Trihalometanos (THM) e Ácidos Haloacéticos (AHA) em níveis insatisfatórios ao uso em processos produtivos de alimentos, sejam eles sólidos ou líquidos.

Todo o leito filtrante quando permeado, está exposto ao acúmulo de componentes que podem ser classificados como indesejados ao processo seguinte onde a água vai ser utilizada, estes componentes formam principalmente na superfície do leito filtrante uma camada de obstrução também conhecida como pré capa, trazendo altas taxas de perda de carga e consequentemente perda da vazão do filtrado, desta forma se faz necessário o processo inverso do fluido no filtro (Retrolavagem).
Em filtros de carvão, onde o processo de filtração acontece com o fluido entrando na parte superior do filtro e saindo na parte inferior, a retrolavagem faz o caminho inverso, que é entrando por baixo do filtro e saindo por cima, neste momento já sendo drenada para se eliminar estas sujeiras e se estabelecendo parte de um padrão de normalidade ao filtro.

Para os filtros da RICEFER esta taxa de vazão na retrolavagem fica em torno de 30% a mais da vazão nominal do projeto. Recomendamos que seja feita em manutenções periódicas ou quando o filtro atingir 1Kgf/Cm² de pressão diferencial.

O Carvão após passar por retrolavagem ele ainda não conseguiu eliminar alguns componentes que são prejudiciais ao processo (MON) matéria orgânica normal e possíveis micro-organismos prejudicial a qualidade da água. Desta forma se faz uma esterilização com água quente para se eliminar estes componentes e com isso ativar estas áreas danificadas.
Cada fábrica tem um padrão de esterilização, que deve ser implantado.

Mantenha-se informado