Acabamentos em inox

Publicado em 27/04/21

...

Na década de 1970, os cientistas descobriram que os acabamentos polidos opacos do aço inoxidável mostravam uma grande variedade de superfícies ásperas. 

Estudos posteriores mostraram que a alta rugosidade da superfície do aço foi severamente danificada pelas operações de polimento, enquanto o aço com baixa rugosidade da superfície terminou relativamente sem alteração.

Conheça os tipos de acabamentos praticados pela Ricefer:

NATURAL 2B – Acabamento fosco

Acabamento fosco 2B é o acabamento polido, o que significa que ainda não foi processado. O acabamento fosco é de aparência opaca e não é ideal para usos estéticos. O acabamento é produzido por laminação a frio através de laminadores especiais ou molde. Laminados a frio produzem uma superfície mais lisa e com menos furos. Em seguida, é amolecido e em conserva em solução ácida. O aço recebe uma passagem final pelos rolos de polimento para melhorar sua suavidade.

Acabamento escovado - Lixado

Escovar o aço inoxidável produz uma aparência com um brilho opaco e um padrão de finas linhas paralelas. Tem um apelo decorativo sem ser altamente reflexivo, pois muita refletividade pode ser indesejável. 

O acabamento é criado polindo o aço inoxidável em uma direção com uma correia de lixar seguida de suavização com uma correia de lixa não tecida.

Acabamento espelhado – Polido ao brilho

O acabamento espelhado é bastante reflexivo e é criado polindo o aço inoxidável. O processo de polimento melhora a aparência e a consistência, facilitando a limpeza. Além do mais, também oculta os efeitos posteriores da soldagem e oculta os danos na superfície.

O acabamento espelhado é criado tratando mecanicamente a superfície com uma série de abrasivos cada vez mais finos. Como alternativa, é utilizado um procedimento especial de laminação que pode ser semelhante ao aparecimento de abrasão mecânica. 

Um benefício do acabamento espelhado é que melhora a resistência à corrosão. Além do mais, o polimento elimina rachaduras onde partículas corrosivas podem se alojar.

Elétropolimento

Eletropolimento é o polimento anódico de superfícies metálicas. É um polimento complementar, especialmente indicado para superfícies irregulares e complexas.

O polimento pode constituir uma excelente ancoragem para depósitos, e áreas internas do tanque uma vez que mantem a sanitariedade ao máximo.

BQ

É a Laminação feita a quente que possui rugosidade não sanitária e solda aparente.

keep updated