Sistema CIP

Publicado em 26/05/22

Ponto Morto?

Sombra de Spray Ball?

Formação de Biofilme?

Você sabe o que são esses itens?

Os itens citados acimas são três dos principais pontos que necessitam de maior atenção na hora do projeto e da fabricação de sistemas CIP, pois se trata de possíveis pontos de contaminação do produto.

O equipamento deve ser pensado e executado de forma que não exista ponto morto, isto é, que não possua espaço onde possa ficar acumulado produto, solução sanitizante e sujidades que não puderam ser completamente removidas durante a operação de limpeza.

Deve-se também levar em conta para este processo as possíveis sombras que podem ser causadas no interior do equipamento, estes são os locais onde não permite acessibilidade para realização da limpeza e desinfecção devido aos obstáculos encontrados.

Por fim, existe a formação de Biofilme, que se trata de colônias de microrganismos de rápida propagação em ambiente que possuem água, formadas e aderidas na superfície para a proteção das células bacterianas presentes nas matrizes, onde não chega à solução CIP para realizar a limpeza e desinfecção.

A Ricefer em parceria com o cliente, desenvolve seus projetos de CIP, sempre buscando oferecer o melhor resultado, atendendo suas necessidades, levando em consideração todos os pontos mencionados acima entre outros.

Autor: Mateus Schneider

Contribuição: Rafaela de Marco

keep updated