O QUE DIFERE O BIOETANOL, BIODIESEL E BIOCOMBUSTIVEL

Publicado em 10/08/22

Primeiramente é importante definir o biocombustível que é o combustível elaborado a partir da transformação de diferentes materiais orgânicos disponíveis de uma maneira renovável, por exemplo: produtos agrícolas, produtos florestais, resíduos agrícolas e florestais, resíduos industriais, algas e resíduos animais.

Diferentes biocombustíveis podem ser obtidos de diferentes matérias-primas através de diferentes processos térmicos, químicos e bioquímicos. A partir de açúcares e amidos como: cana-de-açúcar, mandioca, milho, beterraba e trigo. Utilizando processos fermentativos, podem ser produzidos etanol, butanol, etil, butil, éter e outros.

O bioetanol também pode ser produzido mediante a gaseificação de biomassa com a utilização de microorganismos - processo termoquímico e processo bioquímico. A gaseificação da biomassa produz o gás de síntese / H2 – hidrogênio e CO – monóxido de carbono/ que é conduzido a fermentadores especiais, onde um microorganismo específico converte o gás de síntese em etanol.

A produção de bioetanol a partir de biomassa lignocelulósica é composta dos seguintes processos: hidrólise ácida ou enzimática da hemicelulose; separação da celulose sólida, da lignina e dos açúcares produzidos; hidrólise ácida ou enzimática da celulose, produzindo glucose e lignina; fermentação dos açúcares produzidos; separação do bioetanol por destilação e de lignina utilizada para queima produzindo energia. Podemos considerar o etanol renovável, quando é produzido de forma a contribuir para a diminuição do efeito estufa.

A produção de biodiesel utiliza diferentes matérias-primas, como: óleos naturais - soja, amendoim, palma, canola, girassol, algas / gordura animal; resíduos industriais; e óleos reciclados, entre outros.

A produção utiliza processos de transesterificação com diferentes tipos de catalisadores químicos ou enzimáticos.

A biomassa também é matéria-prima para a produção de biodiesel utilizando-se processos de pirólise - tratamento térmico a altas temperaturas, gaseificação e posterior conjunto de reações catalíticas com o gás de síntese. Esses processos são chamados de biomassa produzindo combustíveis líquidos (BTL).

O mercado de biocombustíveis é diferente do mercado de petróleo.

No Brasil esta diferença é bem marcante. A produção de biocombustíveis, além de ser uma necessidade do mercado, está fortemente ligada à política de governo e às demandas sociais, como diminuição de CO2, utilização de combustíveis renováveis, desenvolvimento sustentável, produção agrícola e independência energética, entre outras.

Esta é uma tendência mundial e deve ser levada em conta a questão de soberania nacional a garantia de fonte de energia renovável e contínua. Para que minimize problemas ambientais e atenda às necessidades básicas de vida da população.

Mantente informado