PROCESSO PARA SORVETE

Publicado em 10/11/22

Da Mistura a Maturação

Mistura:

O primeiro passo é o desenvolvimento da massa base do processo, nela são acrescentados o sabor, cor e recheio. Essa base inicial deve ser cremosa e doce, e cada empresa desenvolve sua formulação considerando a pesagem e quantidade ideal de cada ingrediente.

 A qualidade da mistura garantirá a homogeneidade e textura.

Pasteurização:

O processo de pasteurização da massa é realizado com temperaturas próximas a 70ºC em torno de 30 minutos e tem como finalidade eliminar microrganismos existentes que são nocivos a saúde. Este processo é essencial em massas que tenham como ingredientes: leite, ovos e derivados. Além de garantir a conservação do produto a pasteurização também é responsável por conferir um aspecto mais uniforme ao produto.

Homogeneização:

Através do processo de homogeneização é possível perceber a qualidade da mistura. Isso se deve a passagem da massa por pequenos orifícios ainda estando em alta temperatura, esse processo remove as partículas de gordura e permite a homogeneidade da massa. Em seguida a massa é resfriada em temperaturas próximas a 4ºC o que garante a textura do produto.

Com o processo finalizado a massa já esta pronta para receber frutas, oleaginosas, caldas e demais aditivos que irão compor o sabor do produto.

Maturação:

No processo de maturação a massa é refrigerada e agitada de forma lenta e continua, para que o corante e demais ingredientes sejam incorporados de forma homogênea, esse processo confere a massa a textura final do sorvete e leva em torno de 24hs. Após o processo é possível acrescentar a calda e polpas de frutas que irão compor o sorvete.

Após o processo de maturação o sorvete está pronto para envase e comercialização. Para saber mais sobre processos de produtos entre em contato com a Ricefer.

Mantente informado