Desenvolvimento de uma destilaria

Publicado em 14/03/23

A destilação é um processo utilizado em destilarias para separar líquidos com diferentes pontos de ebulição, como é o caso da separação do etanol da água na produção de bebidas alcoólicas.

1. Preparação do líquido a ser destilado

O primeiro passo é preparar o líquido a ser destilado. Na produção de bebidas alcoólicas, por exemplo, é necessário fermentar a matéria-prima (como grãos ou frutas) para produzir uma mistura líquida que contém etanol e água.

2. Aquecimento do líquido

A mistura líquida é então aquecida em um recipiente fechado, um alambique. O aquecimento faz com que os líquidos evaporem, e a vaporização ocorre de forma mais intensa para os componentes com menor ponto de ebulição.

3. Condensação do vapor

O vapor resultante da vaporização é conduzido para um outro reservatório, onde é resfriado. A condensação do vapor faz com que ele volte a se transformar em líquido, e os componentes que possuem um ponto de ebulição mais baixo são os primeiros a condensar.

4. Separação dos componentes

A mistura líquida condensada é então separada em seus componentes, que são coletados em recipientes distintos. Na produção de bebidas alcoólicas, por exemplo, o etanol é coletado em um recipiente separado da água.

5. Repetição do processo

O processo de destilação é repetido diversas vezes para se obter um líquido com uma maior concentração de um componente específico. Na produção de bebidas alcoólicas, é comum realizar a destilação várias vezes para se obter um líquido com um teor alcoólico mais elevado.

Mantente informado