O que é inoculante

Publicado em 19/04/22

O inoculante é um produto que contém grande quantidade de bactérias que fazem muito bem às lavouras. Ele intensifica o processo natural da fixação biológica de nitrogênio (FBN), através do qual bactérias que vivem no solo se associam às plantas, captam o nitrogênio do ar e o transformam em alimento para a planta.

Um insumo biológico com microrganismos capazes de desempenhar atividades benéficas e necessárias para o desenvolvimento das plantas. Contém bactérias que são responsáveis pela formação de nódulos nas raízes das plantas e é desenvolvido e produzido em conformidade com protocolos estipulados pela Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola — (Relare).

Assim como quaisquer outras formulações, os inoculantes precisam ter eficiência agronômica comprovada, em concordância com as normas oficiais da Relare, sendo aprovadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O inoculante pode ser encontrado em empresas credenciadas, em instituições de pesquisa estaduais e na Embrapa Agrobiologia.

São produtos baratos, oferecidos em forma líquida, gel, turfosos e até novas formulações. O inoculante em sua fórmula líquida pode ser aplicado via semente e via sulco de semeadura; já o inoculante à base de turfa pode ser aplicado somente via semente. Para isso, o agricultor deve seguir rigorosamente as orientações descritas pelos fabricantes na embalagem do produto.

Para desenvolver o inoculante, existe um reator pressurizado, equipado com sistema de agitação específico para esta aplicação. Que possuem camisa de troca térmica e isolamento térmico, podendo ser de volumes variados conforme necessidade do cliente.

Mantente informado